A Casa na Areia localiza-se no Guincho, em Cascais.
A localização e morfologia do terreno permitem um sistema de vistas único: o mar do Guincho a Oeste e Noroeste e a Serra de Sintra a Norte. O terreno tem uma inclinação moderada, no qual também se sentem os ventos característicos da zona. A Casa na Areia surge como uma síntese de vontades: uma casa que se protege dos ventos e donde se disfruta da paisagem envolvente. A Casa na Areia, em diálogo com o sítio, é uma paisagem construída sendo fundamentais a sua implantação e acessos.
A implantação da casa procura um afastamento às principais vias de comunicação e movimento, de modo a garantir uma introspeção que o próprio sítio sugere. A Casa na Areia surge no meio de muros que parecem ter estado lá desde sempre, sendo esta linha a que delimita a casa. Uma linha que contém o espaço íntimo da casa, por contraposição ao espaço exterior aberto que os muros também desenham.
O acesso à Casa na Areia faz-se em dois pontos: um a Norte, que desenha uma entrada performativa e permite ver a casa toda e sua relação com o espaço exterior; outro a Noroeste, que liga directamente ao estacionamento e desenha uma entrada menos exposta. A chegada faz-se através de um percurso exterior coberto e curvo. Aqui desenha-se um dos três pátios da casa: é um pátio que permite encaminhar diferentes ambientes: para o mais íntimo, da casa; para o do pátio seguinte, o redondo, que liga espaços comuns, e serve como uma extensão da sala para cocktails ou outros eventos.
Neste piso estão as zonas comuns e privadas da casa, sendo o hall das escadas a charneira que separa a zona diurna da nocturna. No piso inferior estão as zonas secundárias à habitação: estacionamento coberto, garrafeira, arrumos, closet e lavandaria. Para garantir a salubridade da cave, há um pátio que desce até este piso, garantindo entrada de luz.
Além dos muros que desenham a casa, a propriedade também é murada no seu perímetro. A solução prende-se pela modelação do terreno e criação de taludes plantados com espécies autóctones. Os muros da casa em reboco de cal aérea com cor de areia, o espaço exterior inspirado na Cresmina, as coberturas ajardinadas, são as partes visíveis da Casa na Areia. É o abrigo dos seus habitantes que vivem da paisagem e envolvente.