O estado descaracterizado em que se encontrava o edifício
foi um mote importante para a definição de identidade deste projecto. As
alterações maiores foram feitas nos pisos térreo e 6, entre repor a métrica
original dos vãos que destoavam na fachada como a alterar materiais, de modo a
revalorizar o edifício, devolvendo-lhe os seus elementos iniciais, para uma
imagem mais imponente do conjunto.
Os espaços do piso térreo são a recepção do Hotel, as zonas
de estar e o restaurante. O trabalho de interiores neste espaço tem como
objectivo convidar quem circula na rua a entrar e conhecer o Hotel.
Pretende-se um ambiente enobrecedor, que proporcione uma
série de estímulos ao visitante. Para tal, a estratégia foi agregar programa, tema,
texturas, cores, luz e sombra numa síntese que faz deste espaço algo único.
Os materiais e as luzes podem ter o efeito que procuramos, mas também o tem o programa. No piso térreo propomos um restaurante sem divisões visuais com a cozinha e zonas de estar e entrada do Hotel. É uma vontade incluir o visitante na experiência do espaço onde está, uma experiência simbiótica através das criações artísticas que os chef’s farão na sua mesa de trabalho. Essencial na dinâmica deste espaço, a cozinha define-se como um espaço participativo, salientando a parede atrás da zona de operações com um mural temático de animais extintos ou em vias de extinção, qual quadro pendurado na sala. Este tema tem uma repercussão por todo o espaço, seja em decoração, iluminação e outros objectos.
Os tons são uma subtil aproximação às cores naturais: o verde, o dourado, o castanho, que permitem uma sensação de imersão neste espaço. A aplicação do verde é uma provocação que procura um plasticismo que não se define pelos limites e planos, mas pelos seus jogos de sombra, luz e reflexo. Os elementos decorativos e o mobiliário são da marca Moooi, essenciais na definição do ambiente pretendido.
O Hotel na Rua do Ouro é um projecto de arquitectura do atelier Rebelo de Andrade, tendo a Subvert Studio com o Arquitecto Luís Rebelo de Andrade trabalhado no design de interiores do piso térreo, destinado à restauração e entrada do Hotel.